Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Olímpiadas Escolares


Poços de Caldas (MG) será o palco da maior competição esportiva escolar do Brasil, a partir desta sexta-feira, dia 7. Até o dia 15 deste mês, mais de 3.800 jovens entre 12 e 14 anos disputam a etapa nacional das Olimpíadas Escolares. Nove modalidades individuais das 13 que compõem a programação iniciam suas disputas na sexta: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa e xadrez. Na terça-feira, dia 11, entram em cena os esportes coletivos: basquete, futsal, handebol e vôlei. Participam desta fase escolas de 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e a cidade-sede, que terá uma delegação própria. A entrada do público é gratuita para todas as competições.
“Durante dez dias de sonhos, os jovens atletas viverão uma grande experiência, na qual poderão experimentar um verdadeiro intensivo de excelência, respeito e amizade, alguns dos pilares do olimpismo. Ao fim das Olimpíadas Escolares, os estudantes voltarão para casa valorizados e inseridos em um processo de transformação social, em que a cidadania criará novas possibilidades para suas vidas. Além de gerar novos valores para o esporte brasileiro, a nossa meta é contribuir para a transformação social que está em curso no Brasil”, afirma Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Para estimular o conhecimento e a aproximação com a prática esportiva e os valores olímpicos, as Olimpíadas Escolares promovem uma extensa programação nas cidades que recebem as etapas nacionais. É o Programa Educativo e Cultural, que preza pela mobilização dos estudantes e escolas em torno de ações lúdicas, criativas e informativas. Um dos pontos altos deste programa é a participação de atletas olímpicos já consagrados. Na condição de Embaixadores das Olimpíadas Escolares, os atletas passam aos estudantes toda a experiência adquirida em vários anos de atividade no esporte internacional.
Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares participam de uma série de atividades como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação e atividades culturais. Em Poços de Caldas, 11 atletas, incluindo medalhistas olímpicos e pan-americanos, atuarão como embaixadores. Os escolhidos para esta edição foram Ana Claudia Lemos (atletismo), Daniel Paiola (badminton), Clarissa dos Santos (basquete), Renato Rezende (ciclismo), Sarah Menezes (judô), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Luiz Ricardo (handebol), Leonardo de Deus (natação), Antoine Jaoude (lutas), Lígia Silva (tênis de mesa) e Lenísio Teixeira Jr. (futsal).
A grande novidade no programa sócio-educativo e cultural em Poços de Caldas é o restaurante central, que já está recebendo todos os atletas para almoço e jantar. Ao lado do restaurante, uma área de entretenimento e confraternização foi montada, com uma biblioteca com livros do Selo COB Cultural, jogos diversos, exposição de fotos do Time Brasil em Londres 2012, o Click Campeão, um mural de mensagens, além de exibição de fotos, vídeos e clínicas esportivas de modalidades que não fazem parte do programa oficial das Olimpíadas Escolares: tiro com arco, remo e esgrima.
A palavra sustentabilidade também será muito comentada na edição 2012 do maior evento escolar do país. Um programa com seis temas - resíduos, energia, água, transporte, engajamento de stakeholders e legado - foi elaborado e diversas iniciativas serão tomadas pelo Comitê Organizador. Entre elas o plantio de 150 árvores, compensação das emissões de CO2, palestras em escolas, redução do consumo de papel (a meta é consumir 10% menos papel do que na competição do ano passado).
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.
 
fonte: COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário