Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Alongamento em seis passos

       
Alongamento em seis passos
Alongue!!!
Ainda que de forma inconsciente, todo mundo se alonga várias vezes ao dia – pois a prática é uma necessidade fisiológica.
Mas, quando feito de forma consistente, durante alguns minutos e diariamente, o alongamento revela-se uma poderosa técnica de relaxamento dos músculos e aumenta o espaço entre as articulações, prevenindo lesões e alterações posturais.“Quem faz uma pequena série de exercícios diariamente pode perceber os resultados rapidamente”, afirma Márcio Marega, fisioterapeuta e responsável pelo Projeto Anti-Sedentarismo do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). 

Diversos benefícios

Além dos já citados, confira outros benefícios proporcionados pelo alongamento:
  • Aumento da flexibilidade
  • Ativação da circulação sanguínea
  • Redução dos encurtamentos musculares
  • Melhoria da coordenação motora
  • Correção na postura
  • Prevenção de lesões, como a distensão muscular

Na prática

Os exercícios de alongamento podem ser feitos em casa, na academia de ginástica e até mesmo no local de trabalho. O importante é manter a regularidade, realizar os movimentos corretamente e prestar atenção na respiração.
Confira seis posturas que alongam todo o corpo e devem fazer parte do seu dia-a-dia. Repita três vezes cada postura.

1-Pescoço

Em pé, coloque as duas mãos entrelaçadas acima da cabeça e pressione-a para baixo, de forma que o queixo se aproxime do peito.

2-Braços

Estique o braço direito e alongue-o para o lado esquerdo. Com a ajuda do braço esquerdo, intensifique o alongamento, mas não vá além do seu limite. Repita o movimento com o outro braço.

3-Ombros e tríceps

Eleve o braço, dobre o cotovelo e empurre-o para aproximar a mão da escápula. Repita com o outro braço.

4-Costas

Sentado, imagine um cabo fixado no alto da cabeça. Sinta que o cabo o puxa para cima, bem devagar. Alongue a coluna. Mantenha essa posição durante alguns segundos e relaxe.

5-Pernas

Em pé, fique de frente a uma parede. Apoie a mão direita na parede, dobre a perna esquerda, e segure a ponta do pé com a mão esquerda. Repita o exercício invertendo braço e perna.

6-Panturrilhas

Em pé, mantenha os braços esticados contra a parede. Leve uma das pernas para frente dobrando levemente o joelho. Faça uma flexão neste joelho enquanto mantém a outra perna esticada. Repita com a outra perna.
Marcio Marega

Nenhum comentário:

Postar um comentário