Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Impacto sobre a cessação de tabagismo


Troque o cigarro por uma boa caminhada!!!
 O tabagismo é considerado como o maior risco a saúde cardiovascular. Assim, a decisão mais importante que se pode tomar em termos de saúde é parar de fumar.
A cessação de tabagismo é, em geral, associada ao ganho de peso, de cerca de 2 a 4 kg, nos primeiros seis meses após a cessação. Essa situação pode restringir a motivação para a cessação do tabagismo, principalmente em mulheres, e pode se tornar fator para recaída. Ganhos maiores de peso podem adicionar à saúde do tabagista todos os outros riscos do sobrepeso e da obesidade. A atividade física, apesar de ser ainda pouco utilizada, é considerada uma ótima ferramenta na terapêutica, pois, além de auxiliar a reduzir o ganho de peso, é um expediente relevante para a mudança do estilo de vida do tabagista e para circunscrever as fissuras.
Alguns levantamentos de cessação de tabagismo com tratamento e programa de exercícios físicos demonstraram que o componente exercício físico mais do que dobrou a chance de manter a interrupção do tabagismo após 12 meses.
Programas de atividade física como parte da cessação do tabagismo podem melhorar a auto-estima e a disposição física dos ex-fumantes, enfatizando a percepção do benefício da interrupção do tabagismo e, assim, potencializando a motivação. Os programas também podem minimizar outros riscos à saúde comum em tabagistas, como outros riscos cardiovasculares e metabólicos.

Dicas para manter a Atividade Física:
·         Generalização do programa ou do treino: promover a atividade física na rotina, além da academia.
·         Apoio social: prover suporte da família e/ou dos pares; encontrar parceiro(a) para as atividades;
·         Autogerenciamento: promover o auto-reforço focalizando o aumento da auto-estima, satisfação com o exercício e a auto-motivação com os benefícios.
 
·         Prevenção de recidivas: preparar-se para gerenciar situações que podem gerar recidivas, que devem ser vistas como desafios inevitáveis e não falhas definitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário