Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sim! A música influencia o desempenho do seu treino


Não eleve demais os decibéis
Estudo publicado recentemente na Revista Brasileira de Psicologia e Esporte aponta que a música tem influência positiva na prática de atividades físicas, principalmente em atividades cíclicas como caminhadas, corrida e ciclismo.
De acordo com o artigo, a música facilita a motivação, afasta o tédio e a ansiedade, e torna a atividade física mais prazerosa. Um fator que colabora com um treino mais produtivo é a escolha das músicas que serão ouvidas durante o exercício.
A música tem o poder de distrair a atenção do atleta dos estímulos não prazerosos como fadiga, dores e cansaço, agindo como competidor a eles e reduzindo os marcadores neuro-hormonais de estresse. Como consequência, a percepção da capacidade física estará aumentada e a intensidade de execução será maior, aumentando assim o desempenho no treino.

Escolhendo a playlist

Um fator a se pensar ao montar uma playlist é a escolha de músicas que agradem o atleta e, de preferência, que acompanhem a intensidade, o objetivo e o perfil da atividade. Ela interferirá no rendimento, na motivação e na frequência cardíaca.
O estudo aponta, inclusive, que a música tem influencia direta na frequência cardíaca atingida durante a atividade física. Músicas com batidas mais rápidas, por exemplo, ajudam a atingir a frequência cardíaca ideal durante uma corrida. Já as atividades de relaxamento e alongamento exigem músicas mais lentas, uma vez que facilitam a recuperação da frequência cardíaca para a média de repouso.
Cuidados devem ser tomados em exercícios como musculação, em que a frequência cardíaca atingida durante a execução dos movimentos não é muito elevada. Sincronizar o movimento articular do exercício com a velocidade da música não é tão fácil, já que os movimentos, dependendo da intensidade, dificilmente são rápidos. Entretanto, escolher músicas com batidas mais rápidas facilitará no aumento da intensidade e no papel motivador durante a prática do exercício físico.
Agora que os benefícios da música durante a prática de uma atividade física são conhecidos, monte sua playlist de acordo com a atividade de sua preferência e movimente-se!
Mas anote uma dica importante: o equipamento sonoro eletrônico (com fones de ouvido) não deve ultrapassar um volume de intensidade média (inferior ao ruído ambiente), e nem o período máximo de 1 hora por dia.
Marcio Marega

Nenhum comentário:

Postar um comentário