Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Surfe: esporte alia diversão com atividade física

 
Surfe diversão e atividade física
De acordo com a Confederação Brasileira de Surf (CBS),
2,5 milhões de brasileiros praticam o esporte,
 em ambas as categorias.

O surfe foi criado no Havaí há muitos séculos, pelo rei polinésio Tahito. O esporte chegou ao Brasil na década de 30, trazido pelo santista Osmar Gonçalves. Atualmente, o país está no segundo lugar mundial na categoria júnior, no que diz respeito ao número de participantes, e na terceira colocação mundial na categoria principal amadora.
A escolha do esporte, em geral, ocorre mais pela facilidade em frequentar regiões de praia e por aptidão do que pela atividade em si. Mesmo assim, especialistas garantem que o surfe é um ótimo exercício.
“É uma atividade completa; trabalha a agilidade e os braços e as pernas, além de proporcionar grande estímulo aeróbico e melhorar a condição cardiovascular”, explica o fisioterapeuta Márcio Marega, do Hospital Israelita Albert Einstein. O contato com a água e a natureza também garante bem-estar físico e mental.

Primeiras ondas

É uma atividade completa; trabalha a agilidade dos braços e das pernas, além de proporcionar grande estímulo aeróbico e melhorar a condição cardiovascular
Antes de se jogar na água com uma prancha, é preciso tomar alguns cuidados. Os primeiros: saber nadar e ter experiência no mar. Vale também procurar uma escola de surfe, de preferência credenciada pela Federação Estadual e pela Confederação Brasileira de Surf.
O fisioterapeuta do Einstein ainda aconselha o praticante a reservar alguns minutos para alongamento. “É importante alongar o corpo antes e depois da prática. Se a pessoa conseguir conciliar o surfe com a musculação, ou outro tipo de atividade física, traria maior qualidade a músculos, ossos e articulações, prevenindo algumas lesões”, diz.
Não há idade mínima nem muitas restrições para a prática do surfe. O único requisito, como em qualquer outro esporte, é que o praticante esteja em boa forma física, não tenha restrições médicas nem problemas cardíacos ou respiratórios graves.
Na hora de escolher os equipamentos, deve-se levar em conta o tipo físico e o nível técnico do praticante e o tipo de mar em que se vai surfar. Além da prancha, há uma série de equipamentos – como roupas e acessórios – disponíveis em lojas especializadas. O esporte promove inúmeros benefícios, além dos ganhos físicos. Serve para ampliar o bem-estar e a socialização.
Marcio Marega

Nenhum comentário:

Postar um comentário