Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como praticar atividades ao ar livre de maneira segura e prática?


Desfrute a natureza
 Deve-se ter em mente que o mais importante da atividade física é a regularidade, e para conseguir esta continuidade, a prática deve estar associada ao prazer. Alguns exercícios podem ser praticados ao ar livre, como: caminhadas, corridas, bicicleta, golf, tênis e futebol.
            Para àqueles que desejam iniciar uma atividade física, é fundamental uma avaliação médica ou por uma equipe multidisciplinar da área de saúde. Existem alguns questionários, que se respondidos de forma sincera, podem garantir o inicio da prática das atividades. Já o teste ergométrico, ajuda a estratificar riscos e a prescrever exercícios, assim como, sofistica a avaliação, identifica o consumo de oxigênio e a freqüência cardíaca exata para otimizar o treinamento. Segue uma relação entre a freqüência cardíaca máxima e o objetivo da atividade física: 
50 a 60 % da FCM
Começando AF
60 a 70 % da FCM
Otimizar processo de perda de gordura
70 a 80 % da FCM
Melhorar condicionamento
80 a 90 % da FCM
Zona de treinamento mais pesada
 
            Da mesma forma, cuidados com a vestimenta, hidratação, freqüência da atividade, duração, saber respeitar suas condições atuais, cuidados com as lesões, além de buscar a orientação de um profissional – são recomendações essenciais para a prática de exercícios físicos. O objetivo é mesclá-los com predominância aeróbia e um trabalho de fortalecimento muscular para dar suporte para as articulações e prevenir lesões, e claro, não abusar.
O grande desafio deve ser o de modificar o seu estilo de vida para uma condição ótima de saúde. Para tal, é necessário acrescentar ou eliminar alguns aspectos de seu comportamento e adotar efetivamente “atitudes de qualidade”.
O  investimento é algo simples, prático, que apresentam resultados positivos na qualidade interior, com reflexos na atitude externa, no desempenho e nos relacionamentos. Podemos garantir, caso sejam feitos com disciplina e atenção, os efeitos serão muito benéficos. 
 Fontes:
 Marcio Marega - Educador físico e Fisioterapeuta.
Carla Giuliano de Sá Pinto – Educadora Física.
Carolina Vicaria Rodrigues Daurea – Fisioterapeuta.
Felipe Gambetta Carmona – Fisioterapeuta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário