Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dor no trabalho: como evitá-las?


Previna-se
Nos dias de hoje, com o aumento dos recursos tecnológicos, que nos ajudam muito em nosso dia-dia, e com cada vez mais demanda no trabalho, muitas vezes fazemos diversas tarefas ao mesmo tempo. Aliado a isso você já parou para pensar quanto tempo você passa sentado em um dia? Com certeza muito mais do que o ideal. Não que exista um tempo certo para ficarmos sentados, porém quanto mais sentados ficamos ao longo de um dia, maiores são as possibilidades de desenvolvermos algum tipo de dor ou desconforto, principalmente relacionado ao trabalho que em muitas vezes alia ao fato de estarmos sentados por muito tempo à questão do estresse e das responsabilidades o que acaba por levar o aumento das tensões musculares, que por sua vez se não foram minimizadas podem trazer dor e muito desconforto.
E porque ficar sentado causa tanto desconforto?
A posição sentada leva ao encurtamento dos músculos posteriores do nosso corpo, principalmente os músculos dos membros inferiores e da coluna lombar, portanto quanto mais tempo sentados maior o encurtamento.
O encurtamento muscular além de levar a dor no músculo também aumenta a sobrecarga nas articulações e pode dificultar a circulação, o que no médio prazo pode provocar desordens anatômicas e biomecânicas, comprometendo a postura e gerando dor de forma constante.
Além das dores lombares e nos membros inferiores a posição sentada também pode gerar o aumento da tensão muscular dos músculos cervicais que leva a dor local, dor de cabeça e muitas vezes geram a sensação de formigamento e falta de força nos membros superiores, por causa da compressão dos nervos cervicais.
Veja algumas dicas de como prevenir as dores relacionadas ao trabalho:
- Antes de qualquer coisa pratique atividades físicas regulares: escolha a atividade que lhe proporcione mais prazer. As atividades físicas melhoram a flexibilidade, relaxam a musculatura, melhora o condicionamento físico que lhe proporcionará uma sensação de bem-estar, o que pode melhorar até o seu rendimento no trabalho.
- Evite passar muito tempo sentado: programe ao longo do seu dia pausas no trabalho, mesmo que pequenas (cerca de 1 minuto), procure caminhar alguns passos para tomar água ou buscar um documento na impressora (evite utilizar a impressora na sua mesa de trabalho, estas pausas proporcionarão a melhora da circulação dos membros inferiores e evitarão encurtamentos musculares importantes, além de “arejar” os pensamentos.
- Participe das aulas de ginástica laboral: exercícios de alongamento e relaxamento quando realizados de forma sistemática melhoram a flexibilidade, reduzem a possibilidade de tensões musculares e diminuem a dor.
- Trabalhe com alegria...
Porém a qualquer dor persistente e que não melhore com as atividades propostas procure seu médico.
Felipe Gambetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário