Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A ATIVIDADE FÍSICA


Livre para se movimentar
A atividade física sempre foi uma parte importante da vida cotidiana das civilizações, empregada de diversas maneiras, em todas as áreas de atividades do ser humano, desde as atividades ligadas à sobrevivência até o caminhar ou passear filosofando, como ocorria no “Philosofen Weg” de Heidelberg. As condições atuais do trabalho centralizado no computador, o trabalho digital, assim como o estilo de vida imposto pelas grandes cidades – fenômeno do urbanismo – “roubou” da espécie humana essa condição vital de funcionalidade e saúde, provocando a alta prevalência de sedentarismo e o seu impacto sobre a gênese e as complicações das condições crônicas.
Vale lembrar que a prevalência dos indivíduos insuficientemente ativos, de cerca de 60%, segundo o Programa Agita São Paulo, é superior à prevalência de todos os outros fatores de risco como diabetes, 9%, obesidade, 18%, hipertensão, 22% e tabagismo, 9%. Todos nós temos em casa pelo menos um sedentário.
Realizar atividade física no mundo contemporâneo, reagindo às pressões do urbanismo e das formas atuais de trabalho é um grande desafio.
            O conhecimento dos determinantes da atividade física regular é uma condição importante para o desenvolvimento de programas efetivos para encorajar o engajamento de todos os segmentos da população, favorecendo ou dificultando (barreiras) a adoção de hábitos saudáveis.
O potencial que há na saúde pública para a atividade física e para o exercício físico somente poderá ser cumprido, ou atingido, se os determinantes comportamentais forem corretamente identificados e, conseqüentemente, gerenciados. O indivíduo ou paciente deve estar ativamente engajado no processo de modificação de comportamento. Isto significa que a motivação, como a força motriz interna de cada indivíduo, é fundamental para a adesão ao programa e a manutenção dos níveis prescritos de atividade física.
Recomendações práticas para aumentar a aderência à atividade física e exercício:
1. Identifique um ótimo motivo para iniciar atividades físicas;
2. Mobilize a motivação, aumente a confiança, observe e discuta os benefícios;
3. Identifique os determinantes e as barreiras e encontre formas de aproveitá-los ou de superá-los, respectivamente;
4. Minimize lesões ou complicações iniciando com uma prescrição de intensidade moderada;
5. Busque suporte social, promova atividade física ou exercício em grupo;
6. Incorpore diversificação e enfatize a satisfação ou a preferência por algumas atividades;
7. Promova reforço positivo através de avaliações periódicas; Comemore suas conquistas;
8. Recrute apoio entre membros da família e amigos; procure relações de amizade em academias;
9. Inclua um jogo recreativo no programa para aumentar satisfação;
10. Estabeleça regularidade de horário para gerar hábito;
11. Utilize planilhas para marcar os êxitos;
12. Reconheça os sucessos, comemore e use um sistema de premiação. Reconhecimentos intangíveis podem ser mais eficazes do que os tangíveis;
13. Procure profissionais de educação física entusiastas, entusiasmados e com liderança, bem treinados, empáticos e sensíveis.
Felizmente as opções são diversificadas! Vale ainda ressaltar que estratégias e esforços se complementam e são sinérgicos e atitudes bem orquestradas serão sempre mais efetivas. 

                                                                                                                       Márcio Marega

Nenhum comentário:

Postar um comentário