Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Musculação e obesidade- é possível perder peso “malhando”?



Previna-se!!!
 
           A cada dia que passa observa-se um aumento de pessoas obesas e sedentárias. Em São Paulo, a prevalência de obesos fica em torno de 18%, e a cada 2 minutos morre uma pessoa por motivos relacionados ao sedentarismo.
Como sabemos, o ganho de peso ocorre devido a um desequilíbrio entre a quantidade de calorias que ingerimos e o gasto calórico que temos durante o dia, englobando o gasto metabólico (aquele gasto que o organismo gera para manter as funções vitais) e o gasto que temos quando fazemos uma atividade física. Por este motivo que a qualidade da alimentação e a prática regular de atividades físicas estão diretamente relacionadas com a obesidade.
Além da obesidade, a atividade física traz benefícios que incluem menor prevalência de mortalidade por todas as causas, de doença cardiovascular, hipertensão, acidente vascular encefálico, diabetes tipo 2, câncer de colo e de mama. Alguns destes benefícios parecem ser independentes da perda de peso, enquanto em alguns casos a perda de peso em conjunto com o aumento da atividade física produz benefícios ainda maiores.
            Porém, muitas pessoas acreditam que só é possível perder peso em atividades aeróbias como caminhadas e corridas, e que a musculação é somente indicada para aqueles que chamamos de “ratos de academia”, que são caracterizados por pessoas jovens que passam 7 dias por semana em uma sala de musculação para o ganho de hipertrofia. E não é essa a realidade.
            Importante apontar que em uma dieta isolada para perda de peso, 25% do peso perdido corresponde à perda de massa muscular, e a diminuição dessas perdas só é possível quando a dieta é associada ao exercício, e menores perdas quando tais exercícios são característicos de resistência (a musculação).
            Mitos e lendas estão relacionados ao treinamento resistido, e a frase que mais ouvimos em uma sala de musculação de uma pessoa que entrou para perder peso fazendo musculação é “Professor, mas eu ganhei peso”. Calma! Este peso ganho poder estar relacionado ao ganho de massa muscular, o que mostra que seu organismo está substituindo a massa de gordura corporal por massa muscular. Os resultados efetivamente em uma balança só são possíveis de serem observados cronicamente ou através de avaliação da composição corporal.
Levando em consideração o gasto calórico, a musculação por ser um exercício de alta intensidade já leva a um gasto calórico elevado, mas seu benefício em relação à perda de peso está principalmente relacionado ao ganho de massa muscular, que elevará o gasto calórico metabólico, já que os músculos correspondem a um dos principais tecidos e que consomem mais energia, ajudando também na redução do que chamamos de “gordura localizada”.
Então, se você gosta de musculação e precisa perder peso, vá frente! 
Carla Giuliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário