Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quais as principais barreiras para a prática de atividades físicas?

           
Existem vários obstáculos que nos impedem de praticar atividades físicas, especialmente quando temos muita responsabilidade no trabalho e ocupamos cargos de chefia. São algumas destas barreiras: não ter tempo para a família, uso frequente de roupas sociais, reuniões com desgaste mental e emocional, viagens de trabalho. Para transpor estas barreiras, seguem algumas dicas que conciliam uma rotina atribulada e exercícios físicos:
- Use as escadas em lugar do elevador;
- Estacione o carro um pouco mais longe do seu destino. Caso tenha motorista, peça a ele estacionar o carro mais afastado, e diga ao seu segurança para te acompanhar;
- Evite ficar muito tempo sentado: atenda ao telefone andando;
- Quando sair com a sua família, planeje uma agenda que inclua atividades de movimento;
- Dance com alguém ou mesmo sozinho;
- Faça exercícios de alongamento que podem ser realizados no próprio posto de trabalho.
            Ter disciplina, paciência, planejamento estratégico, gerenciar equipes, além de possuir habilidades emocionais fazem parte da rotina de trabalho de muitos indivíduos, principalmente dos executivos. Algumas atividades podem ajudar a enfrentar os problemas diários, e caso sejam feitos com disciplina e atenção, os efeitos serão bastante benéficos:
1)  Ao acordar, espreguice e estique bem o corpo. Dê bom dia à vida. A gratidão é um dos sentimentos que mais renova a energia interior.
2) Faça do seu banho um momento de terapia. Usufrua os poderes da água de nutrição e de renovação.
3) Quando puder, escolha uma roupa que você goste. Aprecie estar bem.
4) Tome um café da manha saudável. Sente-se para a sua mais importante refeição. Curta e saboreie com prazer este momento. Não podemos esquecer que Somos aquilo que comemos”. A alimentação equilibrada é muito importante para a manutenção de nossa qualidade de vida.
5) Use o percurso do seu trabalho para programar o seu dia, pensar coisas positivas. Ouça músicas relaxantes no carro. Se houver congestionamento, alongue. Não reclame, pois elas diminuem a energia.
6) Ao chegar no trabalho, cumprimente as pessoas, olhando nos olhos, falando o nome de cada uma. Programe o seu dia. Organize o seu trabalho. Defina prioridades.
7) Estabeleça durante o dia “pausas ativas” para recuperar ou manter a energia. Respire, levante, beba água, leia uma mensagem, fale com alguém alto-astral, faça algumas posturas de alongamento.
8) Realize ao menos 30 minutos contínuo ou intervalado de atividades físicas na maioria dos dias da semana. Acumule movimento!
9. No final do dia, agradeça as realizações e procure ser melhor no novo despertar.
Adapte este ritual ao seu estilo. Acrescente atitudes.

Fontes:
Marcio Marega - Educador físico e Fisioterapeuta.
Carla Giuliano de Sá Pinto – Educadora Física.
Carolina Vicaria Rodrigues Daurea – Fisioterapeuta.
Felipe Gambetta Carmona – Fisioterapeuta.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário