Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

QUAL É O MELHOR HORÁRIO DO DIA PARA REALIZAR UMA ATIVIDADE FÍSICA?


Respeite seu relógio biológico
 Devemos sempre pensar que o melhor horário para qualquer prática de atividade física é o disponível! Um dos cuidados recomendados é manter a prática sempre no mesmo horário.
Mas será que há diferença nos treinos realizados no período diurno com o noturno?
Isso é impossível de ser negado. Há vantagens significativas nos treinos pela manhã. Durante a atividade física liberamos hormônios (como adrenalina, endorfina, etc) que nos proporcionam sensação de bem-estar, disposição física e mental, aumentam a resistência, memória, motivação e promovem diminuição de estresse. Assim, ao iniciar um dia de trabalho com todas essas sensações, o rendimento será melhor e o enfrentamento de possíveis situações de estresse se tornará mais efetivo.
            Porém, devemos considerar a individualidade biológica. Cada ser humano tem uma característica e responde de forma diferente ao mesmo estímulo. Há pessoas que preferem sentir esses “prazeres” após um dia de trabalho, como sensação de “recompensa” optando por treinos noturnos. Por outro lado, há indivíduos que ao treinarem à noite, aceleram o metabolismo, gerando um estado de hiperalerta nesse período, prejudicando o início do sono.
            O que deveremos sempre buscar, independentemente do horário, é a manutenção da prática regular de atividade física, prática essa que trará inúmeros benefícios relacionados ao bem-estar, além do papel preventivo de diversas moléstias.
                                                                                              Carla G. de Sá Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário