Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Entrevista: Atividade física e controle do colesterol

            
1.   Unilever-Atualmente, a atividade física é reconhecida como um componente fundamental em intervenções para o controle de fatores de risco cardiovascular. O que as evidências científicas mostram com relação ao impacto da atividade física sobre a concentração total de colesterol, LDL-c e HDL-c?           
       Marcio Marega-Pesquisas mostram que a prática regular de Atividades Físicas possui um impacto substancial na dislipidemia, na prevenção de doenças e na promoção de saúde e associada à aquisição de hábitos mais saudáveis os benefícios podem ser exacerbados. Os efeitos da atividade física relacionadas ao HDL podem ser potencializados com o aumento da energia gasta durante o exercício, por meio da intensidade ou duração e alterações na composição corporal, com a redução de gordura. Estudos indicam que o LDL também apresenta uma diminuição de 7,6% quando associada com atividade física, dieta e perda de 10% na composição corporal.  Especificamente o exercício físico proporciona o aumento nas concentrações de HDL no sangue, assim, como conseqüência, de forma indireta observa-se a diminuição dos níveis plasmáticos de LDL, uma vez que o HDL, conhecido como colesterol bom, possui como principal função o transporte reverso do LDL, um dos responsáveis pela formação da placa de arteroma.  Outro fator importante é a ação antioxidante do HDL, que pode ser encontrado em níveis elevados após um programa de treinamento. 
2.      Unilever- A atividade física é capaz de melhorar os níveis plasmáticos de triglicérides e a lipemia pós-prandial?
       Marcio Marega-Sim. Estudos apontam melhora significativa nos níveis de triglicérides e lipemia pós prandial com a prática regular de Atividade Física.
3.       Unilever-Indivíduos sob terapia hipolipemiante (ex: estatinas) são beneficiados da mesma forma?
       Marcio Marega-Em indivíduos que realizam tratamento com hipolipemiante, além dos benefícios proporcionados pelo medicamento o controle da hiperlipidemia se torna mais eficaz com a prática regular de exercícios físicos. 
4.       Unilever-Existe a vantagem de algum tipo de exercício sobre outro quanto a sua capacidade de melhorar o perfil lipídico? Há  alguma contraindicação?
       Marcio Marega-Tanto exercícios de predominância aeróbia quanto treinamento resistido trazem benefícios para o controle do perfil lipídico, porém, melhoras mais significativas ainda são comprovadas em exercícios cíclicos de predominância aeróbia como caminhadas, ciclismo e corridas. Não há contra-indicação, apenas deve-se respeitar a condição física atual do individuo para a prescrição correta dos exercícios.
5.       Unilever-Para obter os melhores resultados, qual a duração e frequência recomendada de atividade física?
 Marcio Marega-Para reduzir o risco de doenças e promover saúde a recomendação da Organização Mundial da     Saúde (OMS) é que se acumule 30 minutos de atividades físicas de intensidade moderada em 5 dias da semana, porém, para a maioria das pessoas, benefícios maiores serão encontrados em atividades físicas mais vigorosas e com maior duração. Vale salientar que os  exercícios físicos realizados de modo crônico possuem um melhor resultado que aqueles realizados de forma aguda, portanto,  a disciplina no exercício físico é essencial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário