Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Hipertensão e Exercício Físico -

A hipertensão arterial é uma das morbidades mais comum na população adulta brasileira e frequentemente a causa de utilização dos serviços de emergência. Dentre as principais causas de morte ligadas ao aparelho circulatório, é consistente sua presença ou contribuição para a morte, como na insuficiência cardíaca, nas doenças cerebrovasculares e na cardiopatia isquêmica. Além disso, podem levar à lesões em órgãos alvo como olhos, cérebro e rins. Na maior parte das vezes não tem sintomas, mas pode causar tontura, sensação de peso na nuca, transpiração entre outros sintomas.
            Sabemos com isso, que o tratamento ideal da hipertensão é a combinação de tratamento medicamentoso e melhora do estilo de vida, onde consideramos alimentação saudável, atividade física e saúde mental.
            Quando falamos de atividade física, muitos hipertensos têm insegurança para iniciar um programa de exercício físico devido ao aumento da pressão arterial que pode acontecer durante a prática, principalmente quando se fala em exercício resistido (musculação). O que não é falado, é que diferente do que muitas pessoas acham, a musculação tem um fator para redução da pressão arterial e que o temido risco de pico pressórico durante a prática pode e deve ser controlado através das variáveis de carga, número de repetições, intervalo entre uma série e outra, a respiração durante a execução e a velocidade de movimento durante o exercício. Assim, controlando estas variáveis, os benefícios gerados pela prática regular da musculação para uma pessoa hipertensa, com certeza sobrepõem os possíveis riscos gerados.
            A redução da pressão arterial de repouso ocasionada pela prática da musculação se associa com a redução de 5 a 9% na morbidade cardíaca, redução de 8 a 14% na ocorrência de acidente vascular encefálico e redução de 4% na mortalidade por todas as causa.
Vale lembrar que além dos benefícios pressóricos há melhora de outros fatores determinantes como peso corporal, composição corporal, melhora da capacidade cardiorrespiratória, disposição, qualidade de sono, e todos os outros benefícios gerados para pessoas que são fisicamente ativas.
Alguns cuidados devem ser tomados antes, durante e depois do treino, como não iniciar a atividade se a pressão estiver alta, atenção à qualquer tipo de sintoma durante o exercício, não ir até a fadiga, entre outros.
            Então, se você pretende iniciar um treino de musculação, vá em frente! Com certeza lhe trará muitos benefícios! Mas sem esquecer do acompanhamento de um profissional capacitado para prescrever, potencializar e acompanhar seu treino. 
Carla Giuliano
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário